segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mais noite em Braga


Um artigo ensaiado no JN, de veracidade duvidosa, é o suficiente para o Município e o blog da Juventude Socialista poderem palrear aos ventos que Braga tem mais vida à noite.
Eu cá defendo que Braga tem, não mais vida, mas outra vida à noite. Na verdade parece toda uma outra cidade.
Permitam-me explicar. Não sei se é da crise ou não, ou se os serviços de assistência social estão de férias, mas a verdade é que caminhando à noite por Braga só dá para ver bandos à solta. E não não são como a canalha, mas sim "canalhas" (na pior acepção da palavra) aos montes.
No bancos da Av. Central, à noite, é possível ver um grupo de 4 homens e 3 mulheres, sempre em grande alarido, porque não falam, gritam. Têm-me chamado a atenção por causa dos seus constantes olhos vermelhos, movimentos arrastados e fala turva.
Lia, no outro dia, que a Policia foi chamada a intervir no adro da igreja de S. Victor durante um funeral devido a um estabelecimento que alegadamente vende droga e atrai marginais.
A Central de Camionagem é a vergonha que se vê, e não há obras de superficie que redecorem o decadente panorama que lá (sobre)vive. Perto da estação da BP dos Sapadores, o cenário é igualmente deprimente, para não falar do mercado que ora tem mulheres a ocupar a cabine telefónica (quem sabe para fazer chamadas para Br...xelas) , ou jovens do sexo masculino a rondar o edifício do mercado.
E lembrar aqueles homens que dormem debaixo dos claustros do Largo do Paço, da Arcada ou do Castelo.
As vidas humanas deste submundo parecem não ter muita atenção...digo-o novamente, não sei se porque está tudo de férias, porque não interessa ou porque acreditam que é um problema que nunca se resolverá na totalidade.
Depois de ler no jornal o atentado bombista a um mercedes, creio que resta esperar pelos esquadrões da morte, que farão de Braga um verdadeiro Texas.
Eu dou já o meu contributo à malta da JS - Braga tem mais vida à noite, nem que seja de um bando de desassossegados.



5 comentários:

dumemartinho disse...

Subscrevo

Anónimo disse...

Não conhece Braga, ó não? Aliás, nem deve ser de Braga, tanto é o ódio à Cidade que liberta quando tecla. Passe cá, só para conhecer. Mas, por favor, não fique por cá muito tempo...
RR

Anónimo disse...

Os jotinhas do mesquita metem dó.

RuiRemo disse...

É preocupante, mas gabam-se da movida de Braga. Deviam preocupar-se com o que que se mexe à noite em Braga.

RuiRemo disse...

É preocupante, mas gabam-se da movida de Braga. Deviam preocupar-se com o que que se mexe à noite em Braga.