terça-feira, 25 de agosto de 2009

Não se importa de repetir, por favor?



Fiquei surpreso ao ler hoje no jornal que um Joaquim Gomes vai concorrer à Junta de Freguesia de S. Victor. Claro que já havia ficado igualmente perplexo com a candidatura do Ilídio Sousa à Junta da Sé.
Não é que tenha nada contra, pois imagino que na hora do aperto, o PS tinha de arranjar alguém para dar uma face e também a outra face, ou seja, a cara toda, para se apresentar a votos. Suponho que estes verdadeiros Judas de Páscoa (pois suponho que vão arder no dia das eleições), tenham sido impelidos a fazer este sacrifício, talvez porque, na eventualidade de ganharem, asseguram mais uns órgãos ao sabor rosa; se perderem, com certeza que serão recompensados pelo auto de fé a que foram sujeitos (isto no caso do PS ganhar a CMB).
Curiosamente estes dois personagens poderiam até ter condições para ganhar as freguesias, ainda que eu desconheça de que fibra são feitos. Contudo, são precisamente estes dois que são apresentados nos jornais, em primeiro, para preparar o degládio com os já "míticos" António Sousa e Firmino Marques.
O primeiro arrebanhou a surpresa de ganhar a junta e o segundo de ter uma junta que dizem parecer ter mais actividade que uma Câmara.
António Sousa é distinguido pelos seus pares nas mais variadas funções que desempenhou, sendo caracterizado pela sua frontalidade, honestidade, trato simples e dinamismo.
Firmino Marques é o verdadeiro homens dos sete instrumentos, pois da acção social, cultura, ambiente, desporto, património, juventude e idosos, ele vai a todas e parece tocar tudo na perfeição.
Por isso é que, em ano de eleições, sou obrigado a repulsar estes argumentos do PS de que vai fazer mais pelas juntas, e que as juntas trabalharão mais e em cooperação. É que, curiosamente, creio que as juntas que melhor trabalham em Braga são estas duas e até são de cores distintas. Por isso, ao mesmo tempo admiro a capacidade de sacrificio destes jovens que vão dar a cara pelo PS. É um martírio longo e penoso...mas suponho que alguém o tem de fazer - espero é no dia 12 de Outubro perceber quais são os dividendos de tal acto heróico!

1 comentário:

RuiRemo disse...

Coitados, são uns santos pelo sacrifício que fazem pelo PS.
A meu ver, as juntas estão bem entregues, ainda que a da Sé pudesse virar laranja para fazer melhor.