quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quando transbordou o Rio

Querem ver/ler o discurso de um vereador realmente amargurado com a vida, que já nem tem paciência para um discurso politicamente correcto?

Cá vai: "No mais felicito-o pela reincidência nesse discurso do "eles são todos iguais". E até está de parabéns: voltaram a dar a vitória ao PS e a Mesquita Machado! Bom proveito!"

Mas leiam no blog bracara2009.blogspot.com o que originou esta reacção.

Substitutos à altura


Quando o António Braga estiver a arranjar a sua popinha no cabelo, lá para os lados da Assembleia da República, no fim de uma sessão de brincar aos Secretários de Estado, o Zé Castelo Branco ficará a substitui-lo enquanto Presidente da Assembleia Municipal.
Olhem que, nestas fotos, os gajos até nem estão favorecidos, mas, de facto, são muito parecidos.

Estádio da coisa


Mas afinal o Mesquita anda a brincar com quem? Ainda não sabe se vai fazer parte do Mundial e já anda a pedir "pré-orçamentos" para colocar mais uma bancada?
Mas essa bancada não está no orçamento da obra anterior? Nunca pensei que tivessem dado a obra por acabada!
E dizem os ingleses: "Ai que linda arena!". Pois, essa é a diferença, podem ficar com a nossa arena e nós ficamos com os vossos estádios de futebol. De certeza que ficamos mais confortáveis para ver um jogo de homens, qual arenas, qual quê!

N.B. - Só por curiosidade, o Mesquita andou 33 anos a foder património e arrasou com a arqueologia do Monte Crasto e agora vai ter de pedir autorização ao IGESPAR para fazer obras no Estádio Municipal. Ironia do destino.

É gente bonita que querem???


Procurem o filho do Vitor Sousa aí no meio - está bonito, está!!!

Sou solidário...estarei lá infiltrado!


Haverá uma vigília para "comemorar" os 3 anos sobre a saída de 100 bombeiros dos voluntários de Braga, em protesto contra as condições humilhantes em que a Protecção Civil em Braga se encontra.

Em 2006 a cidade virou costas ao alerta, mas hoje vivemos numa cidade, supostamente a 3ª maior do país, que nem uma auto-escada tem. Lamentável... verdadeiramente lamentável!

Não vale a pena falar sobre o resto porque todos sabem do que se trata.
Os escândalos, a falta de formação e a falta de meios na cidade são conhecidos e já foram alvo do alerta de inclusive por parte da ANBP.L
embro que esta foi a maior saída da história dos bombeiros portugueses e inédito a nível mundial. Ao fim de 3 anos, a luta continua bem viva através de convívios frequentes entre os demissionários.

A vigília será feita em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga entre as 21h00 e as 23h00, da próxima Sexta-feira (dia 23).

Todos são úteis.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tomada de posse

Parece que o nosso amigo João Paulo Mesquita fez o favor de me adicionar à newsletter da CMB. Ainda que não venha com o pedido de divulgação anexado, tomo a liberdade de dar a conhecer a tomada de posse do novo executivo municipal (BOA SORTE!).

câmara municipal de braga

canal informativo

Munícipes convidados para o Salão Nobre do Theatro Circo

NOVO EXECUTIVO MUNICIPAL

TOMA POSSE ESTA TERÇA-FEIRA (20)

A Assembleia Municipal de Braga procede esta terça-feira (20 de Outubro) à instalação do novo Executivo autárquico, numa cerimónia agendada para as 17h00, no Salão Nobre do Theatro Circo.

(...)

Câmara Municipal de Braga, 20 de Outubro de 2009

P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)

Mais quatro anos a jogar ao Gato e ao Rato. O Gato a comer o Rato e o Rato a jazer morto perante um gato que tem, não sete vidas, mas pelo menos 10 mandatos!

Obras do Hospital de Braga têm dois meses de avanço e os empreiteiros de Braga já trabalham

Já tinha pensado fazer um post sobre este assunto, e quando um dos malditos de serviço enviou esta foto, nem quis mais esperar.
Não é que com a promessa de ter o hospital pronto antes do tempo, os empreiteiros de Braga deitaram mãos à obra e como a matéria é quente, decidiram, creio que desta vez sem pneus, garantir que há terreno para urbanizar e construir! Surpreendentemente, a zona atrás da Universidade do Minho, que está em franca expansão graças ao hospital, foi posta a arder na madrugada de sexta para sábado. Haja malditos acordados a esta hora.
Foi no mesmo dia da notícia do DM que o nosso repórter maldito sentiu o cheiro a esturro e a queimado e foi averiguar. Isto é que nós chamamos de noticias escaldantes.

Para quem é este recado?

Não percebi o destinatário deste recado. É uma missiva ao Mesquita ou uma estucada ao Firmino? Quem souber responder, agradeço que me informe.

Ressurreição


Ele assinou o seu obituário, mas parece estar de volta numa performance mais elegante e atractiva. Eu cá digo: " O mundo dos mortos fez-te bem, vieste bem mais abonado."
Só não percebo porque é que usaste o bragacasta, quando podias ter feito um bragabendita.

MALDITO


Deus Pinheiro renuncia a cargo de deputado por «necessidade de descansar»

Só descobriu isto na altura de rubricar a sua assinatura para defender os interesses dos bracarenses?
Claro que não, é óbvio que fomos vitimas do seu protagonismo e falta de vontade de se inteirar das causas dos bracarenses.
Não há lei que proiba de sermos constantemente enganados por estes homens do estado?

Promessas eleitorais e dinheiros públicos



Quando não se sabe para onde se vai e o que se quer fazer, inventa-se.
Chego a esta conclusão ao atravessar a zona do Carandá. Depois de várias tentativas falhadas para reconverter o mercado, o município decidiu investir mais uns milhares na carteira do Souto Moura e toca a reformular e a reinventar o conceito urbano de mercado.
Isto é o que resta do mercado, que basicamente é o pilar da futura escola de música.
Tendo em conta que Braga NÃO aposta na cultura, nem tão pouco na música (a julgar pelos parcos espectáculos musicais com que somos contemplados), já se avizinha o futuro deste novo edifício - ruínas, para depois destruir e voltar a edificar (palavra política de Mesquita Machado).

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Se o MPT existe???

E o MPT, existe ou não existe?
Este é o titulo de uma postagem no Rua do Souto. Obviamente que não vou traduzir aqui o que o compagnon de route africanas escreveu no blog, mas não podia deixar de lhes dizer que:

Eu não acredito em Bruxas, mas que as há...há!
Eu não acredito no MPT, mas que ele existe, existe!
Eu acredito que o MPT Braga se deu ao trabalho de fazer umas feitiçarias e uns bruxedos, e lá conseguiu que o trevo se transformasse em cruz nos boletins de votos, e que MB, advogado, se transformasse num bode expiatório. (viram a aspereza do M -Mesquita P - paga T - tudo?)
Digam lá que eu não tenho razão?

Barriga de aluguer

Na semana passada, a revista Visão dava destaque às gravidezes dificeis e aos milagres da ciência.
Também por cá assistimos a dois fenómenos de interesse, que devem ser dados a conhecer pelo grande público.

Numa primeira linha de acção, Anibal Duarte Corrécio surge como fonte de apregoação dos valores da coligação. Defende o bom senso e apela ao voto. Como a vida não lhe correu de feição, eclipsou-se, esfumou-se, desapareceu. Ainda assim, em vez de eliminar o seu blog, o Corrécio ainda lá vai de vez em quando matar saudades e publicar os comentários que os visitantes lhe deixam. Uns de saudade, outros de repúdio, parece que na blogosfera vale tudo.

E o fenómeno Ana Galvão. Surge milagrosamente do nada, atribuiram-lhe várias personalidades, entre as quais, a mais conhecida, a do ex-jornalista e hoje do gabinete de comunicação da CMB João Paulo Mesquita. Esta milagre de personalidade visava atacar a coligação nos meses antecedentes da campanha e dar a volta à casaca e espetar a faca no Mesquita na hora séria de arrebanhar votos. Mas nem assim, com o factor Judas, se conseguiu levar a mensagem a bom porto. Também sumiu, evaporou-se, escafedeu-se.

Alguém usa os bloggers como barrigas de aluguer para transportar nados-mortos. Se não há coragem de prosseguir o projecto, parece estarem a dar razão ao Costa Guimarães.

São lágrimas, senhor

Diz assim o nosso sempre amigo Correspondente do Norte:

"Caro Farricoco Maldito, sei que um dos teus progenitores se acometeu ao suicídio. Lamento por ti, e pelos bracarenses, mas espero que continues em grande força, a trilhar o teu próprio caminho.
Queria informar-te de que de S. Vicente chegam bons ventos, mas népia de casamentos.
Com a surpresa da derrota do Zé Maria Gago, hoje passei pela junta de freguesia e espreitei lá para dentro. Qual a minha surpresa ao ver a Presidente Manuela de lenço na mão a enxaguar as lágrimas. Olha que isto é muita dedicação de uma simples funcionária ao presidente em exercício. Apetece mesmo dizer, são lágrimas senhor, porque sempre te fui fiel e sempre te bem servi. Deplorável. Há quem diga que ela se prepara para boicotar o executivo eleito e lhes dificulte a actuação. Diz-me Sábio Farricoco Maldito, achas que ela fica por lá?
Os vicentinos que deram a vitória ao Jorge Pires esperam que ele açoite a mulher e a ponha no seu sítio."

Nova Votação

Nós por cá (no Farricoco Maldito, está claro) colocamos à disposição dos Bracarenses DUAS novas votações.

1 - Deve Ricardo Rio assumir a vereação (ou bazar daqui para fora)?

2 - Que pelouro vai ter o Hugo Pires (tendo em conta que se está a preparar para 2013)?

Participe no painel do lado direito e invada o nosso e-mail com sugestões!

farricocomaldito@gmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dedicado ao Henrique Moura

Pergunta: O que é que resulta quando se juntam 5 caloiros, 1 dinossauro velho e 1 (in)dependente?

Resposta: Uma derrota clara na estratégia política para os caloiros, uma derrota humilhante para o dinossauro e um sossego para o independente.
E não esquecer que tudo isto se deve ao coordenador Henrique Moura.

7-5-1/1= Maximinos enchouriçada numa freguesia de rosas murchas.

2013 - Duelo Autárquico


Segundo os leitores do Farricoco Maldito, eis o expectável confronto eleitoral para a Câmara Municipal de Braga, no ano de 2013.
Poderá Hugo Pires meter o Victor Sousa numa das Carreiras dos TUB e fazê-lo desaparecer?
Será que Firmino esfrega os quase 7000 à concelhia do PSD e destrona RR?
Não perca, em 2013, num blog perto de si.

A noticia da noite


Com a derrota de RR, Anibal Duarte e a equipa dos Corrécios decide abandonar o barco. Pessoalmente fico triste porque é menos uma leitura diária, uns comentários pertinentes e uns risos desbragados.
Não desmotives Anibal, tens agora 4 anos para voltar a fazer o trabalho de casa!
Uma saudação forte a um companheiro bloguista.

O que vai fazer na próxima?


Vamos ter mais 4 anos de MM...mesma merda! Fica a reinar mais 4 anos, mas nas próximas eleições autárquicas, o que estará ele a fazer?Aposto na viagem a um paraíso fiscal, onde soltará gargalhadas de cinismo e poder.

P.S. - Ter o Victor de Sousa de volta é mau sinal. Aconselhamos prudência e caldos de galinha a todos os bracarenses. A cobra prepara-se para morder e soltar veneno.

Vai haver próxima?


Depois de ter provado, em sufrágio, que não tem estaleca para vencer o PS de Mesquita, RR pode ser considerado o vencedor dos derrotados. Afinal, subiu na votação.
É um prémio pequeno, mas é melhor do que nada!
Fica a pergunta - assume a vereação e candidata-se outra vez? Dizem que não há duas derrotas sem 3!

Resultados

Resultados Finais em Braga:

Mesquita Machado vence com 43.977 (44,89%) votos. Em 2005, o PS tinha conquistado 40,104 (44,50%).

Ricardo Rio obtém 41.244 (42,10%), ganhando mais de seis mil votos já que em 2005 tinha conquistado 35.023 (38,86%).

A CDU consegue 6.123 (6,25%), resultado inferior ao obtido em 2005 quando conquistou 6.363 (7,06%).

O Bloco de Esquerda tem 3.778 (3,86%) o que significa uma descida comparativamente com 2005, quando obteve 3.940 (4,37%).

retirado integralmente daqui

domingo, 11 de outubro de 2009

EXCLUSIVO FARRICOCO MALDITO II

Após um trágico resultado nas eleições de Braga para o MPT, Miguel Brito descobriu a sua vocação - realizar os desejos de terceiros, desde que financiem os mesmos. O duende propõe continuar a usar o trevo, desde que beneficie com os capitalistas.

EXCLUSIVO FARRICOCO MALDITO

Instalado que está, em Braga, o medo de perder o comboio da autarquia, o Pires Júnior já deu o exemplo a seguir e já reservou o seu bilhete para embarcar na aventura de Lisboa.
Mostramos, em primeira mão, o bilhete de ida, só com volta marcada lá para 2013 (talvez para disputar a CMB com Ricardo Rio??? Ou será que se Mesquita ganhar, o dispensa do oficio e ele voltará em 2013 para concorrer com Zé Manel Vila Verde ou Firmino S. Victor?).

A luz do poder

Já brilha a luz na CMB. Haverá mudança no contador da EDP ou ficará tudo igual, com iluminação arcaica à La Mesquita?

Mais respostas, logo, na SIC (afinal, pediram à ultima da hora para colocar equipa de reportagem na sede da Campanha da Coligação Juntos Por Braga - lá devem saber a merda que fizeram nas sondagens deles).

Os 5 mints à Mondim

"De acordo com fonte policial do Comando da GNR de Vila Real citada pela Lusa, o crime teria ocorrido apenas por “questões políticas”. No entanto, segundo afirmam habitantes locais ouvidos pelo PÚBLICO, os dois homens tinham "divergências pessoais", relacionadas com uns terrenos baldios no concelho, há já vinte anos. Segundo adiantaram as mesmas fontes, há mesmo vários processos em tribunal que envolvem a vítima e o alegado homicida.
As autoridades policiais confirmaram ao PÚBLICO que existiam várias queixas antigas e que tinha sido ordenado um reforço de patrulha no local "por causa dos antecedentes" que envolviam estes dois homens.
Hoje, os dois foram armados para a mesa de voto em Ermelo e o pior aconteceu. Por se encontrar já em alerta, a GNR terá demorado apenas cerca de cinco minutos a chegar ao local do crime.


A GNR encontrou o carro usado pelo alegado homicida do marido da presidente da Junta de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto.
"

A GNR estava de prevensão, demorou 5 minutos a chegar ao local e apenas conseguiu encontrar o carro do homicida. Mondim de Basto deve ser uma metrópole gigante.

Urna de voto made in Mondim de Basto

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O lugar...

O PS obteve um resultado no circulo de Braga, nas eleições legislativas, que lhes permite inchar a alma.

O Pires Júnior vai ser o feliz contemplado para subir a deputado da Assembleia da República, assim que o novo Governo de José Sócrates tomar posse amanhã.

Afinal, para bom esclarecimento do eleitor, onde é que este moço se vai sentar?

Na Assembleia da República? Na vereação da Câmara de Mesquita? Como oposição ao Presidente da Câmara Ricardo Rio?

Interessa definir o pouso para aclarar o eleitorado.

Mesquita já o disse na Antena-Minho e no Correio do Minho:


"Não concorro para vereador"
porque não dá para encher tanto os bolsos como até agora!
é este o candidato socialista a que temos direito. Só lhe interessa um bom lugar, porque senão, que se lixem os bracarenses.

The real sentence


e quem não jogar pelo meu baralho
eu mando-o para o c*****o!

sábado, 3 de outubro de 2009

Números

A celebrar a postagem número 100, por ser um número redondo e certo, vou também aqui dar-vos a conhecer outros dois números desta campanha:

10.000€ foi quanto custou o jantar da Juventude Subserviente no PEB (mas notem bem - 5.000€ para as refeições e 5.000€ para...cadeiras)

30€ é quanto cada membro de cada lista às freguesias pela Coligação Juntos por Braga tiveram de pagar do seu bolso para o candidato à freguesia e o candidato à Câmara terem as suas caras estampadas nos postes. Será que o RR também pagou 30€ pelos seus outdoors?

A verdade da mentira

Não poderia deixar de esmiúçar neste espaço a verdade que subjaz por detrás das mentiras dos outdoors de Mesquita Machado.
No primeiro outdoor MM afirma Muito Mais Braga. Tendo em conta que a identidade Braga é um conceito histórico que MM tem vindo a destruir, para dar lugar à Mesquitapólis, então temos menos Braga e Mais egocentrismo.


No segundo outdoor, Mesquita usa uns trocadilhos de fácil entendimento. Na verdade, já aqui foi mostrado que ele não faz o que diz (Parque Verde Sete Fontes, Casa Juventude, Renaturalização Rio Este, Recuperação do Centro Histórico, Programa Cultural mais atractivo no Theatro Circo), nem tão pouco mostra o que faz, porque há coisas que não faz nem vai fazer e outras que devido ao obscurantismo não interessa mostrar.
E, por último, a máxima "Sempre Presente" parece brincar com os bracarenses, pois não se dignou a estar em nenhum dos debates a que foi convidado. Parece que o Eng. MM se esquece que há bracarenses a trabalhar, durante a semana, fora da cidade. Se calhar tinham interesse em saber que (velhas) propostas o candidato tem para Braga. Mas não foram dignos de o ouvir, pois preferiu estar com as Juventudes Subservientes dos concelhos fora de Braga. Será que ainda vai a tempo de fazer um novo outdoor "Sempre Presente para ou outros!", ou "Sempre Presente quando já não é preciso".

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Numa das minhas idas ao centro para dar de comer aos pombos, deparei-me com uma turma de uma escola a tentar passar o tempo livre, que as professoras tinham concedido, à procura de brinquedos no Parque Infantil da Av. Central.




Como os brinquedos não chegavam para todos, os miúdos divertiam-se a ver quem chegava primeiro aos únicos três exemplares de brinquedos que lá existiam.
Perguntei a uma professora se era normal levar miúdos para sítios onde não possam brincar todos de forma igual e ao mesmo tempo. Deram uma resposta à Braga:
"Havia aqui mais brinquedos, mas retiraram o escorrega do elefante, os baloiços, a casinha/túnel, e dois dos três saltitões estão partidos."


Não sei se foi para colmatar esta falha, ou se já está a testar brinquedos na eventualidade de chegar a presidente da Câmara ou se é só mesmo para encher o olho, e entretém os miúdos enquanto distribuem flyers aos papás, mas esta ideia merece crédito. Sobretudo por estar ao lado de uma tenda fechada com falsa propaganda.

Só podem estar a brincar

É de rir. A JS - Juventude Subserviente, colocou uma tenda em frente ao posto de turismo e juntou-se, assim, à campanha de Mesquita Machado.
Reconhecemos à Juventude Subserviente a boa disposição e alegria comuns às gerações novas, mas pelos vistos, esta JS está a caminhar para o stand up comedy. Vejam lá bem as fotografias.
A cultura passa pelo Theatro Circo? Nota-se mesmo pelos espectáculos deprimentos e semi vazios que preenchem a cultura de Braga.

E o conhecimento no INL é uma obra camarária desde quando? A Juventude Subserviente precisa de tomar tino. Um destes dias estão a dizer que o Mesquita Machado gosta dos jovens e além de fazer a Casa da Juventude, declinou convites para debates só para poder jantar com a "malta".

Isto é que é regeneração do casco histórico?

Amigo Delgado, se achas que tens mais competências para polícia, então pergunta lá na esquadra o que vem a ser isto?
Isto é que é a grande recuperação do centro histórico de Braga? Adulterar as fachadas e fazer crescer os edifícios para dimensões que não existiam?
E Ricardo Rio, ainda quer mesmo fazer a bolsa de fundo imobiliário? De certeza que os empreiteiros lhe vão dizer: "Eu recupero, mas aumento dos lados e subo uns pisos. No primeiro andar tapo janelas ou faço vitrinas, para arrendar a lojas comerciais dos chineses."

Haja dó do nosso centro histórico. Continuaremos a ver o titulo de Património Mundial da Humanidade ali ao lado em Guimarães.

Uma proposta interessante

É sabido que nunca fui um especial defensor da candidatura do Miguel Brito, porque sempre achei (e parte de mim continua a achar) que dor de coto é fodida.
Mas, ainda assim, dou-lhe mérito por ter posto a cidade e a minha pessoa a pensar num tema nunca antes abordado.
Numa cidade que tanto esventra e não tem orgulho no seu património edificado, surge uma lufada de ar fresco com a proposta da preservação do património mobiliário.

Primeiro, porque além de ser uma proposta completamente nova e diferente, marca um novo rtimo e interesse para a cidade.
Segundo porque, estava eu sossegado a dar de comer às pombas na Av. Central, reparei que os típicos bancos vermelhos estão todos degradados e a desaparecer.

Curiosamente, mostro-vos aqui uma foto de um banco, o qual uma árvore tinha caído sobre ele há quase dois anos e simplesmente desapareceu. Voltou esta semana ao sítio, devidamente remodelado e pintado, contrastando com os demais.

Não sei se foi pela proposta ou se foi coincidência, mas obrigado MB por esta ideia. Quanto muito, já fica na história como MB=MoBiliário.
Já agora, uma adenda - valia a pena o Miguel Brito ir almoçar ao Migaitas e à entrada dos W.C's estão lá uma série de fiadas das antigas cadeiras do Theatro Circo. Sr. dr. como é que as cadeiras, património mobiliário centenário foram parar ao Migaitas?

Há aqui invasão de propriedade

Segundo os meus cálculos, o Jorge Pires está a fazer propaganda em S. Victor. É uma forma ousada de fazer campanha política.